SULFATOS, PARABENOS, PETROLATOS E SILICONES:
Há alguns anos vem crescendo o movimento de pessoas preocupadas com o que consomem, um público exigente e atento aos rótulos nas embalagens, procurando pela formulação ou composição dos produtos. Com a disseminação da ideia de que é possível consumir conscientemente e que esse consumo pode (e deve) ser mais sustentável, estamos direta ou indiretamente mais atentos a símbolos ou nomes diferentes que ouvimos por aí, pois estão relacionados a fazer mal a nós no curto ou longo prazo, substâncias tóxicas e resíduos utilizados pela indústria em seus processos com objetivo de aumentar a validade e aumentar o lucro.
Hoje vamos falar dos termos em alta no momento e são comuns em diversos produtos de cuidado corporal. Já ouviu falar de sulfatos, parabenos, petrolatos e silicones? - Esses agentes são encontrados em shampoos, condicionadores, cremes para corpo e rosto, além dos sabonetes. Mas afinal, o que são essas substâncias e porque evitar e como substituir?
Sulfato: Comum em shampoos e sabonetes, é introduzido nas formulações para agir como um detergente, ou seja, promover espuma e limpar profundamente. Esse elemento tira a proteção natural da pela, a substância se liga nas partículas de sujeira presentes nos fios, sendo eliminadas com o enxágue e além disso abre as escamas do cabelo, retirando não apenas a sujeira, mas também os lipídios, grandes quantidades de sulfato podem danificar o cabelo, pois alteram o pH da fibra, deixando-o ressecado e frágil. O cabelo pode ficar sem resistência, quebrar, perder o brilho e a cor com mais facilidade.
Parabenos: Usados em shampoos, condicionadores, máscaras capilares e hidratantes corporais. São os conservantes desses produtos, utilizados para preservar os conteúdos dos frascos em condições de uso por mais tempo, evitando proliferação de bactérias e fungos. O uso contínuo pode desencadear alergias, alterações hormonais e até câncer. Pode ser encontrado nas embalagens e rótulos com o nome hidroxibenzoato.
Petrolatos/Paraffinum: Talvez seus outros nomes te chamem mais atenção: óleo mineral, parafina líquida e vaselina. Esses elementos estão nos remédios e nos cosméticos. Nos últimos anos virou um vilão e passou a ser não recomendado por dermatologistas, cosmetólogos e amantes do universo da beleza e saúde. Como funciona o petrolato?
O petrolato forma um filme que repele a água na área em que foi aplicado, criando uma barreira contra a evaporação da umidade natural da pele e também contra microorganismos que possam causar infecções. Ou seja, ele não promove hidratação de fato, ele cria uma barreira que evita a perda da umidade. Os motivos que os petrolatos podem ser contaminados durante o seu processo de refinamento por Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) que são suspeitos de causar câncer pelo IARC (International Agency for Research on Cancer). E pode ser altamente tóxico e alergênico para quem trabalha com a exploração do produto, além de causar um grande impacto para o meio ambiente, por ser de exploração mineral.
Uma boa alternativa para substituir é dar espaço aos cosméticos que usam óleos vegetais, por exemplo, que são extraídos de plantas oleaginosas. Eles podem ter efeitos terapêuticos, hidratam e são ricos em ácidos graxos.
Silicones: Presente em cremes e óleos corporais, além dos produtos capilares. É um produto sintético, que deixa os fios e a pele sedosas, deixando uma sensação aveludada, proporcionando maciez e brilho, mas a longo prazo, obstruem os poros da fibra capilar e da pele, evitando que ambos respirem. Você vai encontrar os silicones com esses nomes: Dilatómetro cetílico, Phenyl trimethicone, Metilação de estearilo, Cyclomethicone e Ciclotetrasiloxano.
Além de prejudicar a nossa saúde, também prejudicam o meio-ambiente poluindo a água, pode gerar desequilíbrio nos ecossistemas afetados.
Aqui na Ramim, somos comprometidos com a sustentabilidade e o consumo consciente, nossos produtos cuidam de você e da sua casa. Trabalhamos de forma adaptada para minimizar o impacto ambiental optando por embalagens pets biodegradáveis e formulações naturais com pouco ou nenhum uso desses agentes.
Mude de hábitos de consumo, valorize a produção artesanal e tenha opções mais saudáveis, gostosas e cheirosas para o corpo, casa e mente.
Para quem chegou até aqui temos um super presente:
Aproveite o Cupom e ganhe R$20,00 e Frete Grátis em uma compra no nosso site www.ramim.com.br utilizando o a tag: LIVRE.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
-
Sachê Perfumado Antimofo 10g - Citrus | Limão Siciliano e Tangerina
Sachê Perfumado, sachê aromático, sachê antimofo, antimofo para guarda-roupas, sache perfumado para lembrancinha, sache de lembrancinhas, aromático cítrico, citrus, sache para guarda-roupas, sache para gaveta, sache perfumado para carro
-
Vela Aromática Luxo Grande de 1,6kg
Descubra a Vela Aromática Luxo Grande de 2kg da Ramim Aromas, com fragrância envolvente de jasmim, lírio, pera e baunilha. Transforme seu espaço com sofisticação e elegância. Entrega rápida e segura!